instituto-melhora-logo

FISIOTERAPIA NA PREVENÇÃO DE LESÕES NO TÊNIS.

10/04/19

Em resposta à nossa enquete sobre os esportes praticados por nossos seguidores, segue abaixo as principais lesões no Tênis e como evita-las/trata-las. E aí, você pratica ou tem vontade de praticar tênis? Fique ligado nas dicas abaixo!!

A prática inadequada do esporte e? um dos maiores responsáveis pelas lesões. Normalmente, o atleta (amador ou profissional) acaba por exagerar na prática esportiva, não observando os seus próprios limites. Além da quantidade, a intensidade e o uso da técnica de forma incorreta contribuem para a ocorrência das lesões.
Além de observar o que foi dito acima em relação aos materiais utilizados, é preciso estar atento a algumas especificações dos tênis a serem utilizados: solado reto com zona de giro e absorção de impacto; e das raquetes: empunhadura, tipo e tensão das cordas, peso e material da raquete adequados.
As principais lesões que ocorrem no atleta que pratica o tênis são: - Cotovelo: Tendinite e Epicondilite (cotovelo de tenista);
- Ombro: Lesões de impacto causadas pelos movimentos repetitivos e agressivos (Saque e o Smash);
- Tornozelo: movimentos de arranque e paradas bruscas;
- Coluna: desgaste, hérnias de disco.
Vamos explorar hoje a principal lesão que ocorre na prática do tênis que é o “Cotovelo de Tenista”:
É uma das lesões mais comuns e diz respeito a uma inflamação do cotovelo (epicôndilo) onde o tendão dos extensores do punho estão inseridos.
Ocorre normalmente pela intensa repetição dos movimentos ou por um erro de técnica em que o jogador realiza o Backhand com excesso de movimento do punho, abrindo mão de toda a cadeia de movimentos que vem do correto posicionamento das pernas, da rotação do tronco, movimento do ombro e braço.
Como prevenção dessa patologia, deve haver uma adequação e evolução gradual do tempo de treino e/ou quantidade de jogos, correção da técnica do Backhand, fortalecimento e treino sensório-motor específicos para o esporte, alongamentos e ajustes posturais e articulares na Fisioterapia.
Se você está lendo o post, porém já se machucou, nos procure para tratamento. Utilizaremos equipamentos para redução de dor e liberação muscular local, alongamentos e manipulações para devolver os prováveis movimentos perdidos, treino sensório-motor específico do tênis e o fortalecimento excêntrico dos músculos extensores (Padrão Ouro no tratamento!).


Agora é só ir suar a camisa e se manter saudável!!! 

Contato